Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Joaquim Calistrato de Almeida Leitão (2º)

Por João Felipe da Trindade

A família Leitão de Almeida está presente no Rio Grande do Norte, através do português José Leitão de Almeida, que lecionava em Recife,  tendo destaque na nossa política, Agostinho Leitão de Almeida e Joaquim Leitão de Almeida.

Do professor José Leitão de Almeida descende Joaquim Calistrato. Vejamos um dos seus casamentos:

Aos vinte e seis de setembro de mil novecentos e trinta e sete, às 15 horas, em Oratório Particular, à Rua Camboim, 734, desta cidade episcopal do Natal, capital do Rio Grande do Norte, e freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, onde se acha doente o nubente, depois de feitas as habilitações canônicas e demais formalidades prescritas, não aparecendo impedimento algum, quer canônico, quer civil, como se vê do processo que, sob o numero 17.086, fica arquivado nesta freguesia, por palavras de presente, na forma do ritual romano, em minha presença e na das testemunhas Antonio Fernandes Sobrinho, casado, funcionário público com 35 anos, natural da Paraíba, e Umberto Cocentino, casado, comerciário, com 25 anos, natural de Ceará-mirim, e residentes na rua Camboim, receberam-se em matrimônio Joaquim Calistrato Leitão de Almeida, e Ana Alcina de Araújo, ambos naturais deste bispado, e residentes nesta freguesia; ele, militar reformado, com 80 anos de idade, filho legítimo de Joaquim Calistrato Leitão de Almeida e de Maria Francisca Leitão de Almeida, ambos já falecidos, viúvo 2 vezes: de Maria Leitão de Almeida, filha legítima de Justino Leitão de Almeida e Guilhermina da Costa Ferreira; e de Maria José da Costa Alecrim, filha de Antonio da Costa Alecrim e de Justina da Costa Alecrim; ela solteira, de profissão doméstica, com 25 anos de idade, nascida no Ceará-mirim, onde se batizou em tenra infância, filha legítima de Antonio Francisco de Araújo e de Francisca Alcina de Araújo. Após o casamento, a nubente passou a assinar-se Ana Alcina Leitão de Almeida. O casamento realizou-se sem a comunhão de bens, por causa da idade do nubente. Já viviam maritalmente há sete anos e assim legitimaram perante a Igreja a sua união. Após o casamento lhes foi dado a benção nupcial. E para constar mandei lavras este termo em que assino. Monsenhor José Alves Ferreira Landim.

Joaquim Calistrato  Leitão de Almeida e Maria José da Costa Alecrim eram os pais de Boanerges Leitão de Almeida, pai do coronel Paulo Leitão de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário