Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os microfilmes dos mórmons

Caros colegas do Instituto Norte-Rio-Grandense de Genealogia,

Talvez vocês já sejam sabedores, mas, em todo caso, repasso porque acredito que trata-se de uma dica importante e que economizará bastante tempo nosso em termos de pesquisa. Já é de conhecimento de todos que os mórmons estão disponibilizando, gradativamente, os livros de registros paroquiais (batizados, casamentos, enterros, crismas) de alguns estados do Brasil, no endereço https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api..familysearch.org/records/collection/1719212/waypoints

No caso do Rio Grande do Norte, os livros disponibilizados no endereço https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/waypoint/11160374 correspondem, coincidência ou não, a paróquias da região do Seridó (Acari, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas e Serra Negra do Norte). Todavia, o portal do Family Search só permite que salvemos página por página. Imaginem, então, o trabalho. Eu mesmo comecei a baixar os livros de Acari, mas, desanimado, parei. 

Encontrei no fórum Geneall.net, no endereço http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=283222&fview=e, uma possibilidade de baixar os livros paroquiais de uma vez só, livro por livro! A dica foi dada por Rita van Zeller, e reproduzo abaixo. Para fazer o download dos livros, é necessário usar o Mozilla Firefox, baixar o software WinHTTrack e o plugin Add-On IMacros, além, é claro, de ter certa paciência. Segue o texto do fórum, reproduzido ipsis litteris. 

Eu, particularmente, estou utilizando o método para baixar o acervo paroquial de Acari e está dando certo. Já vou em 8 livros de batizados baixados em formato JPG. Não em resolução excelente, mas, com um monitor grande (de 18" acima) dá para fazer leitura. Já consegui rastrear vários descendentes dos mestiços Nicolau Mendes da Cruz (da Bonita, no rio São José) e de Feliciano da Rocha Vasconcelos (das Barrentas) e até ancestrais meus dos Dantas e Araújo, embora, nesse momento da minha pesquisa da tese, o interesse esteja recaindo sobre os mestiços. 

Conversei com o nosso confrade Arysson e acredito que, caso possamos nos dividir e ir baixando esses acervos, poderíamos disponibilizar para todos fazerem cópias. Eu mesmo, de antemão, comprometo-me a baixar o acervo da paróquia de Acari e gravar em DVD para deixar no Instituto, onde todos poderiam fazer cópia. Cada livro, com, em média, 200 a 250 páginas, fica com aproximadamente 100 MB. Ou seja, provavelmente em 1 ou 2 DVDs dê para armazenar a paróquia do Acari. Acho que essa seria uma atitude interessante e salutar para que todos nós, do instituto, pudéssemos compartilhar essas informações tão ricas e que tanto nos deixam felizes. 

Saudações genealógicas,
Helder Macedo

Um comentário:

  1. Tenho interesse em saber dos meus ancestrais. Afilha do Pe. Thomaz de araujo pereira, Maria Senhorinha da Conceição, casou com Emídio Araújo Costa (1º Casamento) e depois com Francisco Batista de Menezes (2º Casamento). Estou pesquisando a respeito do casamento da filha de Emídio com Senhorinha, Maria Guilhermina de Medeiros x Nabor Medeiros de Araújo. Estou pesquisando a respeito dessas três famílias. ARAÚJO / BATISTA DE MENEZES / MEDEIROS.

    Quem puder ajudar:

    heltonjosep@hotmail.com

    84-99814-2722.

    ResponderExcluir