Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A FAMÍLIA CORTEZ MELO


Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo
Especial para o blog do INGRN.
07/07/11


Há uma dinastia em Currais Novos? Na minha opinião, não. É comum em qualquer parte do mundo a exaltação a personalidades que venceram na política, na economia, na cultura e nas artes. E no RN não poderia ser diferente. Os vitoriosos são lembrados e exaltados, outros venerados. Os derrotados ficam anônimos, esquecidos. E não pensemos que todos os esquecidos foram derrotados. Não, há muitos que dedicaram suas vidas em prol da humanidade e seus nomes estão esquecidos, desprezados.  Mas isso é outra história.

O que eu quero mesmo é me referir a uma figura importante do Seridó e ímpar na história da Currais Novos. Trata-se do falecido vice-governador, desembargador, fazendeiro e minerador Tomaz Salustino Gomes de Melo, primo legítimo do meu pai, Manuel Genésio Cortez Gomes, que foi chefe integralista em 1937. Dr. Tomaz não foi integralista, mas era amigo de todos eles, inclusive, quando era vice-governador e vinha sempre a Natal, trazia queijos e carne de sol para papai, que já morava na rua Felipe Camarão. O médico João Dutra de Almeida foi chefe integralista em Florânia e casou com Venceslina Salustino Dutra (1), filha de Tomaz Salustino Gomes de Melo, residente em Natal, vivíssima, lúcida e alegre, conforme eu conheci na noite do dia 17 de maio de 2001, no Instituto Histórico e Geográfico. “Morei na avenida Rio Branco e fui freguesa do seu pai durante 30 anos”, disse-me. Como os leitores não conhecem as raízes da família do Doutor Tomaz, como era conhecido em Currais Novos, onde residiu a vida inteira e foi o pioneiro na exploração da scheelita, me atrevo a fornecer algumas informações a respeito.

Primeiramente, é bom lembrar que Tomaz Salustino é um nome composto, talqualmente João Maria, Carlos Alberto, Maria de Fátima etc. O seridoense sabe que Salustino é um prenome comum na região, assim como Salustio, Salustia, Salustriano, Salustriana etc. A origem genealógica provém dos Gomes de Melo, de Picuí, na Paraíba, como a maioria das famílias de Currais Novos.  Se não, vejamos: Tomaz Salustino Gomes de Melo era casado com Tereza Bezerra de Araújo Melo (Dona Tetê), filha do “Coronel” José Bezerra de Araújo Galvão e Antonia Bertina de Jesus Bezerra de Araújo.

Doutor Tomaz foi o primeiro filho de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo e de Ananilia Regina de Araújo Gomes de Melo Macedo, filha de Tomaz de Araújo Pereira e de Rita Regina de Albuquerque Araújo Pereira. Manoel Salustino, o pai do doutor Tomaz, era filho de José Gomes de Melo e Úrsula de Macedo Gomes de Melo.  Eram irmãos do Doutor Tomaz: Aristides, Maria Rita, Lindolfo, Adélia, José, Francisco e Alcindo. Irmãos de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo: Benedito Gomes de Melo (Tio Dito); José Gomes de Melo (casado com Maria Camila Cortez Gomes de Melo, em primeira núpcias, casado com Ana Gomes Cortez,( Madrinha Nanú,  irmã de Olindina, que faleceu dias após o parto de José Cortez Pereira de Araújo) no segundo matrimônio; Joaquim e André Gomes de Melo; Guilhermina Regina de Araújo, Josefa Gomes de Oliveira, Maria Regina de Araújo; Úrsula Augusta de Araújo Dantas Cortez; Francisco Umbelino Gomes; Francisca Gomes Xavier Dantas, Miguel Salustino Gomes de Melo e Rita Clementino de Macedo Gomes de Melo, sobrinho de José Gomes de Melo Júnior, “Padrinho Zézinho”, nosso avô paterno, homem rezador  e curandeiro. Portanto, o pai do Doutor Tomaz era tio de Manuel Genésio.

São filhos de Tomaz Salustino Gomes de Melo: Antonia Irene Bezerra Barreto, Manoel Salustino Neto, Silvio Bezerra de Melo, Ananília Salustino Soares, Gizelda Salustino Porto, Venceslina Salustino Dutra, Cleonice S. Galvão, Idália S. Aranha, Edgar Bezerra Salustino e Cordélia Salustino Soares.
 O “coronel” José Bezerra, da Aba da Serra, era o sogro e avô materno de Tomaz S. Gomes de Melo, cujos irmãos assinavam como Maria Regina de Araújo, Aristides Telésforo Gomes, Rita Alzira de Araújo, José Salustino Gomes, Francisco Leonis Gomes de Assis, Alcindo Gomes de Melo e Adélia Alina de Araújo.

Úrçula de Macedo Gomes de Melo e José Gomes de Melo (avós de Tomaz) eram os pais de Manuel Salustino Gomes de Melo Macedo. José Gomes de Melo era filho de outro José Gomes de Melo e de Ana Maria Gomes de Melo, que, segundo Sebastião Azevedo Bastos (2), (“No Roteiro dos Azevedo e outras famílias do Nordeste”, João Pessoa-Pb, 1954, páginas 484 a 486), são os primitivos donos da fazenda São Miguel, em Currais Novos. Segundo Sebastião A. Bastos, José Gomes de Melo e Ana Maria Gomes de Melo, oriundos de Picuí, Paraíba, foram os primitivos donos da Fazenda São Miguel.

Tomaz Salustino Gomes de Melo, provavelmente, colocou sobrenomes em alguns dos seus filhos em homenagem à família Bezerra, como Silvio Bezerra de Melo, Manuel Salustino Neto ( este conhecido como Dr. Minéo, que se auto-exilou em Simão Dias, Sergipe)  e Edgar Bezerra Salustino. Segundo José Augusto Othon, filho do dr. Niton, primo de Tomaz, os ‘Salustino” seria uma “nova dinastia” surgida nos sertões do Seridó. Não se sabe porque abandonaram a raiz da família, os Gomes de Melo. Dizem que fica chique dizer “sou Salustino”. Mas o falecido dr. Silvio Bezerra de Melo só me chamava de primão.

Carta
Minha mãe, Maria Natividade Cortez Gomes, recebeu uma carta de um filho de Tomaz Salustino Gomes de Melo, Dr. Manuel Salustino Neto, “doutor Minéo”, residente em Simão Dias, Sergipe. A carta, datada de 19 de agosto de 1976, tem o seguinte teor: “Prezada Nati: É muito consternado que apresento a você e seus filhos o meu abraço de condolências pelo falecimento de Manoel Genésio. Embora não convivemos amiúde mas a amizade que fizemos na mocidade foi bastante sólida para perdurar até agora bastante sólida. Pelo telefonema que fiz aí, você há de ter compreendido a falta de cerimonia da minha parte e assim se procedendo só nos casos de bastante intimidade, confiança e amizade. Notei quando telefonei em Natal que Manoel Genesio não estava sabendo bem quem era Minéo e compreendí bem quando você tomou o fone para falar. Percebi bem isso. Vivi ausente como estou do Estado por muitos anos, mas sempre me lembrava dele.

Quando meu pai morreu notei a falta de Manoel, desde quando sendo primo legítimo e sempre amigos não apareceu na doença nem na morte. Acredito no sucesso e vitoria dos seus filhos, pois o pai tinha formação moral muito bôa, um caráter impoluto, muito trabalhador e perseverante, além de inteligente e excelente coração. Esse exemplo em tipo de pessoa humana já é bastante para deixar para os seus descendentes. Grato pela sua carta e creia na afeição de Minéo”.

O dr. Minéo é falecido. Era médico generalista, especialista em “olhos, nariz, garganta e ouvidos”, conforme o original da carta que enviou para Nati Cortez (3).

 Notas – 1 – Este artigo foi escrito há 10 anos. 
              2- O livro de Sebastião Bastos é considerado confuso e desorganizado por vários genealogistas do RN, conforme ouvi na reunião da noite de 16.06.2011, durante a palestra de Clotilde Tavares.
             3 – O seu nome de solteira era Maria Natividade da Silva, cujo pai, Manoel Marcolino da Silva, alferes da Polícia Militar do RN, faleceu quando, doente, viajava para Upanema, em 1916. Seus familiares são conhecidos em Upanema como os “Gambeus”.

Luiz Gonzaga Cortez G. de Melo é jornalista
e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN e do Instituto Norteriograndense de Genealogia.

2 comentários:

  1. Helena Pereira Saldanha já pesquisei sobre José Dantas Araújo filho de Francisco Dantas Araújo avó de Adauto dantas Gomes Araújo não encontro nada sobre eles gostaria muito de saber notícias deles Adauto tem 3 irmão Luiz Eva antonia amais de30 ano que não sabe notisia deles

    ResponderExcluir